FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE JOINVILE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
TECNOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
PROFA. MAXIMIRA CARLOTA S. ANDRÉ
Análise de Software Educativo
SUZANA LOVISON TODESCHINI
NOVA PRATA, 30 DE MAIO DE 2008.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E SUPERVISÃO ESCOLAR
TECNOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS A EDUCAÇÃO
PROFA. MAXIMIRA CARLOTA S. ANDRÉ
Análise de Software Educativo
SUZANA LOVISON TODESCHINI
NOVA PRATA, 30 DE MAIO DE 2008.
Para mim, que já conhecia, mas não utilizava o blog, sua utilização em sala de aula já é inovadora. Os alunos a terem acesso ao bolg, poderão inserir seus comentários enriquecendo o trabalho de colegas e amigos. Em minha escola, o blog está sendo montado e, percebi, um entusiasmo maior nos alunos em realizar certos trabalhos com a possibilidade de publicação no blog da escola.
Uma atividade prática, que penso em propor aos alunos assim que a escola tiver os computadores instalados e disponibilidade de acesso a internet, é de uma composição textual em grupo, semelhante à técnica do remador, onde cada aluno iniciará seu texto, e os demais terão a oportunidade de dar continuidade, observando, principalmente a coerência e a seqüência da história.
Após esse trabalho no blog, que com certeza levará algum tempo, faremos uma reescrita do texto em sala de aula, fazendo as modificações necessárias a fim de aprimora-lo, para posterior postagem no blog da escola.
Talvez essa não seja uma atividade tão inovadora, mas para quem está iniciando a utilização dessa ferramenta como um novo recurso para suas aulas, com certeza será um grande desafio.
Vejo essa ferramenta, como de muito fácil acesso mesmo para aqueles que são “iniciantes” na área da cibernética. Afirmo isso em virtude de também estar iniciando o manuseio de um blog, apesar de já fazer uso da internet há algum tempo, tanto para fins de pesquisas científicas quanto para levar novidades e informações recentes a meus alunos.
Pelo que vejo, o blog permite uma grande troca de informações entre usuários e visitantes, principalmente através dos comentários deixados, isso será de grande importância para o enriquecimento de idéias de todos os participantes. Há de ser observado que esse enriquecimento dependerá de seus usuário, visto que tanto mais enriquecedor o blog será quanto mais acessos e trocas houverem.
Sei que para alguém novato na lida com o blog, já sair avaliando é um pouco complicado, porém, acredito não ser essa a perfeição de ferramenta para ser utilizado no ingresso e/ou estimulação do uso das Tecnologias Inovadoras Aplicadas a Educação, mas com certeza é um bom primeiro passo.
Ops... Dei meu primeiro passo... rsrsrsrs
Uma atividade prática, que penso em propor aos alunos assim que a escola tiver os computadores instalados e disponibilidade de acesso a internet, é de uma composição textual em grupo, semelhante à técnica do remador, onde cada aluno iniciará seu texto, e os demais terão a oportunidade de dar continuidade, observando, principalmente a coerência e a seqüência da história.
Após esse trabalho no blog, que com certeza levará algum tempo, faremos uma reescrita do texto em sala de aula, fazendo as modificações necessárias a fim de aprimora-lo, para posterior postagem no blog da escola.
Talvez essa não seja uma atividade tão inovadora, mas para quem está iniciando a utilização dessa ferramenta como um novo recurso para suas aulas, com certeza será um grande desafio.
Vejo essa ferramenta, como de muito fácil acesso mesmo para aqueles que são “iniciantes” na área da cibernética. Afirmo isso em virtude de também estar iniciando o manuseio de um blog, apesar de já fazer uso da internet há algum tempo, tanto para fins de pesquisas científicas quanto para levar novidades e informações recentes a meus alunos.
Pelo que vejo, o blog permite uma grande troca de informações entre usuários e visitantes, principalmente através dos comentários deixados, isso será de grande importância para o enriquecimento de idéias de todos os participantes. Há de ser observado que esse enriquecimento dependerá de seus usuário, visto que tanto mais enriquecedor o blog será quanto mais acessos e trocas houverem.
Sei que para alguém novato na lida com o blog, já sair avaliando é um pouco complicado, porém, acredito não ser essa a perfeição de ferramenta para ser utilizado no ingresso e/ou estimulação do uso das Tecnologias Inovadoras Aplicadas a Educação, mas com certeza é um bom primeiro passo.
Ops... Dei meu primeiro passo... rsrsrsrs
Um comentário:
Querida Suzana
Agradeço o compartilhamento das idéias FANTÁSTICAS que tiveste a partir do uso de BLOGS na sala de aula. As idéias que aqui publicaste muito enriquecem o fazer pedagógico que busca uma ruptura, uma resignificação!
Um abra@o enorme aqui de Porto Alegre! :)
Maximira
Postar um comentário