Calendário do mês de Setembro
Este é um cantinho que criei para poder divulgar um pouco do meu trabalho, assim como trocar idéias e informações com outras pessoas! Espero, através deste espaço, fazer nova amizades também!
terça-feira, 31 de agosto de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Para pensar
"Você não tem o direitode sair da presença de uma pessoasem a deixar melhor e mais feliz"(Madre Tereza de Calcutá)
Poesia
Xadrez
Sidónio Muralha.
É branca a gata gatinha
É branca como a farinha
É preto o gato gatão
É preto como carvão
E os filhos, gatos gatinhos
São todos aos quadradinhos.
Os quadradinhos branquinhos
Fazem lembrar mãe gatinha
Que é branca como farinha
Os quadradinhos pretinhos
Fazem lembrar pai gatão
Que é preto como carvão
Se é branca a gata gatinha
E é preto o gato gatão
Como é que são os gatinhos?
Os gatinhos eles são,
São todos aos quadradinhos.
Poesia
A dança dos Pica-paus
Sidónio Muralha.
Estava só
O pica-pau carijó
Mas pousou no terreno
O pica-pau pequeno
Veio para o seu lado
O pica-pau malhado
Saiu do sertão
O pica-pau anão
Trouxe um pirilampo
O pica-pau do campo
Ficou iluminado
O pica-pau dourado
Vejam como é belo
O pica-pau amarelo
E aqui estão, se quiserem mais
Pica-paus-pretos-reais.
Poesia
Nomes a mais
Sidónio Muralha.
Eu quero, quero
Um quero-quero,
Conhecido também
Por tero-tero
Ou teréu-teréu
Ou terém-terém
E também tetéu.
Tantos nomes tem
O quero-quero
Que é mais fácil a gente
Chamá-lo gaivota-preta,
Simplesmente.
Sidónio Muralha.
Eu quero, quero
Um quero-quero,
Conhecido também
Por tero-tero
Ou teréu-teréu
Ou terém-terém
E também tetéu.
Tantos nomes tem
O quero-quero
Que é mais fácil a gente
Chamá-lo gaivota-preta,
Simplesmente.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Os dois burrinhos
O burro que carregava sal começou a se sentir muito cansado, porque não aguentava mais o peso. Por isso, deu uma parada para poder descansar.
O burro que levava nas costas as esponjas continuava caminhando, sem se importar.
Algumas horas depois, o burro que tinha parado, alcançou o outro, que lhe perguntou:
- Que é isso? - Cansado? - Tenha paciência e calma que logo chegaremos e aí você poderá descansar.
- Me ajude, por favor! - Um dia, vou recompensá-lo...
O outro seguiu sem dar a mínima ao colega que suava tanto, que as gotas de suor molhavam o caminho. Assim, chegaram à beira de um rio que tinham que atravessar.
- Pode me ajudar desta vez? Vamos dividir a carga! Assim conseguirei passar o rio, sugeriu o burro cansado.
Ambos entraram no rio, ao mesmo tempo, mas a situação se inverteu: a carga de sal foi se desfazendo na água e se tornando cada vez mais leve, enquanto que as esponjas se encharcavam de água, tornando a carga superpesada.
O burro que carregava as esponjas pediu ao amigo:
- Por favor, me ajude a atravessar o rio; a minha carga de repente ficou muito pesada e não estou conseguindo atravessar!
O burro que carregava a carga de sal saiu do rio, dizendo ao companheiro:
- Agora o problema é seu, meu amigo.
terça-feira, 8 de junho de 2010
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Bandeira dos Países Participantes da Copa do Mundo 2010
A todos os que como eu, procuraram bastante na net as bandeiras dos países participantes da copa do mundo de 2010, que se inicia nesta sexta-feira, em meu Repositório de Atividades, num único arquivo, coloquei todas as bandeiras, identificadas e em desenho linear para colorir.
Acessem e aproveitem:
http://www.4shared.com/dir/PdetbZ8V/Copa_do_Mundo_2010.html
Abraços,
Acessem e aproveitem:
http://www.4shared.com/dir/PdetbZ8V/Copa_do_Mundo_2010.html
Abraços,
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Meu repositório de atividades
Olá a todos...
No campo da informática e, em especial, da Internet, quando nos surge a possibilidade de experimentarmos coisas novas, não podemos deixar a oportunidade passar...
Pensando nisso, estou começando a montar meu repositório de atividades.
O mesmo encontra-se em http://www.4shared.com/dir/38269077/53b34150/sharing.html
Aproveitem, acessem e façam proveito das atividades e arquivos aí disponíveis!
terça-feira, 13 de abril de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Início do Ano Letivo
domingo, 31 de janeiro de 2010
Caçar ursinho!
Caçar Ursinho
Os jogadores devem estar distribuídos a vontade pelo espaço, sentados de frente para o animador. Todos devem repetir tudo o que o animador fizer ou disser:
Vamos caçar ursinho?
Vamos!
Então vamos... (bater com as mãos em cima da perna, imitando o som de caminhada)
Olha!
Um lago!
Vamos atravessar?
Vamos.
Então vamos... (com os braços, fazer os gestos de quem está nadando, depois continuar a caminhada)
Uma ponte!!!
Temos que passar por ela!
Vamos?
Então vamos... (bater com a mão fechado no peito imitando a caminhada sobre a ponte, voltar a caminhar).
Ufa!
Passamos!
Era grande!
Enorme!
Fiquei cansado! (caminhada)
Um milharal!
Temos que passar por ele!
Vamos?
Então vamos... (esfregar uma mão na outra, imitando o som de quem está passando pelo milharal).
Ufa!!!
Passamos.
Fiquei todo arranhado.
Cheio de coceira... (fazer o gesto de se coçar) (caminhada)
Nossa!
Que árvore alta! (olhar para o alto)
Temos que subir nela!
Vamos? Então vamos... (subir uma mão após a outra como se estivesse subindo por uma corda).
Ihhh!!!
To vendo uma luz lá embaixo...
Eu acho que é a casa do ursinho...
Vamos até lá?
Então vamos...
Bem devagarinho...
Abaixadinhos...
Xiii!!!
To ficando com medo!!! (gestos)
Mas eu tenho coragem!
Vamos continuar?
Então vamos... (caminhada)
Ihhh!!!
To vendo uma coisa brilhando...
Eu acho que são os olhos do ursinho... (apontar para os olhos)
Nossa!!!
Que cabeça enorme! (gesto redondo)
Que orelhas grandes... (apalpar até as orelhas)
Que narigão!!! (apalpar até o nariz)
Que bigodes enormes...
Que dente duro... (bater com a unha no seu dente)
Eu acho que isso aqui não é o ursinho...
Mas tem cheiro de ursinho... (tapando o nariz)
Ai, que medo!
To assustado!
Isto aqui, é a mãe do ursinho!!!
Vamos voltar...
Correndo! ( volta toda a história rapidamente, de trás para frente como se estivesse fazendo uma viagem, fazendo os gestos até chegar ao ponto de origem.
Com essa história, podemos trabalhar a imaginação de nossos alunos e a capacidade de enfrentar e superar os desafios.
Os jogadores devem estar distribuídos a vontade pelo espaço, sentados de frente para o animador. Todos devem repetir tudo o que o animador fizer ou disser:
Vamos caçar ursinho?
Vamos!
Então vamos... (bater com as mãos em cima da perna, imitando o som de caminhada)
Olha!
Um lago!
Vamos atravessar?
Vamos.
Então vamos... (com os braços, fazer os gestos de quem está nadando, depois continuar a caminhada)
Uma ponte!!!
Temos que passar por ela!
Vamos?
Então vamos... (bater com a mão fechado no peito imitando a caminhada sobre a ponte, voltar a caminhar).
Ufa!
Passamos!
Era grande!
Enorme!
Fiquei cansado! (caminhada)
Um milharal!
Temos que passar por ele!
Vamos?
Então vamos... (esfregar uma mão na outra, imitando o som de quem está passando pelo milharal).
Ufa!!!
Passamos.
Fiquei todo arranhado.
Cheio de coceira... (fazer o gesto de se coçar) (caminhada)
Nossa!
Que árvore alta! (olhar para o alto)
Temos que subir nela!
Vamos? Então vamos... (subir uma mão após a outra como se estivesse subindo por uma corda).
Ihhh!!!
To vendo uma luz lá embaixo...
Eu acho que é a casa do ursinho...
Vamos até lá?
Então vamos...
Bem devagarinho...
Abaixadinhos...
Xiii!!!
To ficando com medo!!! (gestos)
Mas eu tenho coragem!
Vamos continuar?
Então vamos... (caminhada)
Ihhh!!!
To vendo uma coisa brilhando...
Eu acho que são os olhos do ursinho... (apontar para os olhos)
Nossa!!!
Que cabeça enorme! (gesto redondo)
Que orelhas grandes... (apalpar até as orelhas)
Que narigão!!! (apalpar até o nariz)
Que bigodes enormes...
Que dente duro... (bater com a unha no seu dente)
Eu acho que isso aqui não é o ursinho...
Mas tem cheiro de ursinho... (tapando o nariz)
Ai, que medo!
To assustado!
Isto aqui, é a mãe do ursinho!!!
Vamos voltar...
Correndo! ( volta toda a história rapidamente, de trás para frente como se estivesse fazendo uma viagem, fazendo os gestos até chegar ao ponto de origem.
Com essa história, podemos trabalhar a imaginação de nossos alunos e a capacidade de enfrentar e superar os desafios.