sábado, 19 de dezembro de 2009

Artigo: tecnologia Assistiva

Abaixo, um link que direciona a um artigo sobre tecnologia assistiva... Achei o mesmo muito interessante, pois traz alternativas que nada tem a ver com a tecnologia - como a maioria conhece, relacionada, especialmente aos computadores.
Vale a pena parar um pouco e ler e refletir...

http://www.assistiva.com.br/Introducao%20TA%20Rita%20Bersch.pdf


Abraço a todos!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Atividades desenvolvidas durante o curso FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Fiquei muito feliz quando a Secretaria Municpal de Educação e Cultura de Nova Prata entrou em contato comigo para me convidar para participar do curso FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS.
Neste curso, que está sendo realizado na modalidade EAD, estou ampliando meus conhecimentos, principalmente os relacionados às tecnologias que facilitam a comunicação de pessoas Portadoras de Necessidades Educativas Especiais (PNEE).
Entre as atividades que destaco, são a possibilidade de conhecer e trabalhar com o Dasher e com o DosVox, programas que facilitam a comunicação de pessoas com dificuldades motoras e deficiência visual, respectivamente.
Além dessas, a possibilidade de interagir com educadores de outros municípios e poder trocar ideias e experiências com eles está sendo muito produtivo.
Apesar de manter meu blog a algum tempo, foi só agora - durante o curso - que aprendi a adicionar vídeos...
As cartas enigmáticas que desenvolvemos, também como uma proposta de facilitar a comunicação de PNEEs, foi muito interessante... cada participante do grupo pensou de uma forma diferente... as ideias foram bastante criativas. Houveram cartas com temáticas como: música, receita, diário, frases relativas ao curso...
Enfim, está sendo maravilhoso poder participar desse novo momento de estudos e aprendizagem na busca de maior conhecimento para poder efetivar a verdadeira Inclusão dos alunos PNEEs.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mais um vídeo... Educação Inclusiva

Educação Inclusiva, um tema que está na 'moda', mas que muita gente ainda não sabe como realmente acontece a Inclusão dos PNEEs. O vídeo a seguir, traz algumas reflexões que podem ajudar a entender o que é necessário para que a verdadeira inclusão possa iniciar em nossas escolas...


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Educação Especial - Vídeo You Tube

Olá amigos....


Para ver e pensar... Maravilhoso!



sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Blog de Educação Inclusiva...

Olá Amigos...

Navegando pela net, com o intuíto de realizar uma das atividades do curso que estou realizando:FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS, encontrei um blog muito interessante e com postagens dentro das temáticas que estamos abordando...
Espero que todos aproveitem...
Já está nos meus favoritos...

Aí vai o link...
Educação Inclusiva Sapucaia do Sul





Meu sonho de Inclusão

Olá Colegas...

Para quem tiver interesse em ler meu artigo... "Meu sonho de Inclusão" aí está o link que levará até ele...

http://suzilovison.blogspot.com/2009/07/meu-sonho-de-inclusao.html#links

Bjs,
Até mais